Dicas para melhorar o desempenho escolar

Existem diferentes formas de estudar

Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que vêem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)”. Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega.

Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer.

Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual.

Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa.

Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez.

Separe todo o material necessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los.

Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que dêem chance à distração.

Atenção à postura! Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa.

Faça anotações de forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão super-úteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior.

Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte.

Use o método associativo, ou seja, crie associações usando as “coisas” que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, ‘a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade!

Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e “batalhar”, agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais.

Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.

Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.

Boa Sorte!

Compartilhe nas redes sociais